top of page

Roteiro de 2 dias em Florença

Atualizado: 9 de mai. de 2024

Florença, capital da Toscana na Itália, ostenta uma história rica e complexa que se entrelaça com o próprio Renascimento Italiano. Fundada pelos etruscos no século VI a.C., a cidade floresceu durante a Idade Média como um importante centro comercial e cultural.


Roteiro de 2 dias em Florença

A partir do século XIV, Florença se consolidou como um polo de inovação artística e intelectual, impulsionada pelo patrocínio de famílias poderosas como os Médici. Sob seu patrocício, se tornou o epicentro do Renascimento, um período de intenso florescimento cultural, artístico e científico que moldou a Europa e o mundo. Grandes nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Sandro Botticelli e Galileo Galilei viveram e trabalharam na cidade, deixando um legado artístico e intelectual inestimável.


Caminhar pelas ruas de Florença é como entrar em um museu a céu aberto. A cidade ostenta uma impressionante coleção de monumentos, palácios, igrejas e obras de arte que refletem sua rica história e legado renascentista.


Neste blog, exploraremos este incrível roteiro de 2 dias em Florença, onde comer e pratos típicos a não perder e dicas de hospedagem e passeios.


Antes de começar, sempre gosto de reforçar que este foi o meu roteiro em minha última viagem a Itália. Se você me acompanha no Instagram, sabe que eu não costumo entrar em todas as atrações, tanto para economizar dinheiro como para ter um roteiro mais corrido. Portanto, se você é do tipo que gosta de entrar em tudo, recomendo espaçar um pouco mais as atividades para fazê-lo com mais calma. Dos pontos principais, os que eu considero imprescindíveis entrar são a Duomo de Florença (Catedral Santa Maria del Fiore) e a Galleria degli Uffizi. Mas lembrando, fica a seu critério. E se você precisar de ajuda para organizar o seu roteiro, recomendo que conheça um pouco mais dos meus roteiros personalizados e entre em contato caso tenha interesse.


Dia 1: Centro histórico & Tour pela vinícola na região do Chianti


Manhã:



  • Basílica Santa Maria Novella: Comece o dia explorando a Basílica Santa Maria Novella, uma igreja gótica do século XIV com afrescos de Giotto e Masaccio. Admire a fachada de mármore verde e branco e o claustro tranquilo.


  • Duomo de Florença (Catedral Santa Maria del Fiore): Obra-prima da arquitetura gótica e renascentista, que reúne o talento de alguns dos maiores artistas da história, como Arnolfo di Cambio, Filippo Brunelleschi e Giotto di Bondone. Sua história está entrelaçada com a própria história de Florença, refletindo as mudanças políticas, sociais e artísticas que a cidade vivenciou ao longo dos séculos.

Roteiro de 2 dias em Florença

A Catedral é um dos principais pontos da cidade, então está sempre lotado. Recomendo que compre seu ingresso com antecedência, mas tenha consciência, de que mesmo assim, pode ser que você ainda perca algum tempo na fila.


Suba na cúpula do Duomo, a maior cúpula de tijolos do mundo, para uma vista panorâmica de 360 graus da cidade. Explore o interior da catedral, com seus vitrais coloridos e o Batistério de São João, famoso pelas portas de bronze de Ghiberti.




  • Piazza della Repubblica: Relaxe na Piazza della Repubblica, uma praça octogonal com cafés, restaurantes e lojas. Admire o Arco de Triunfo e a Galeria Vittorio Emanuele II, inspirada na Galleria Vittorio Emanuele II de Milão.


Roteiro de 2 dias em Florença

  • Palazzo Vecchio: Visite o Palazzo Vecchio, a antiga prefeitura de Florença, com um museu que abriga afrescos de Michelangelo e outros artistas renascentistas. Se você tiver interesse, pode subir na Torre di Arnolfo para ter mais vistas deslumbrantes da cidade.

  • Piazza della Signoria: Explore a Piazza della Signoria, uma praça medieval com esculturas renascentistas, incluindo a réplica da estátua de David de Michelangelo (a original está na Galleria). Visite a Loggia dei Lanzi, uma galeria com esculturas de artistas como Donatello e Verrocchio.


  • Basilica Santa Croce: Igreja gótica franciscana que abriga os túmulos de grandes italianos como Michelangelo, Galileu e Ghiberti. Admire os afrescos de Giotto e a Capela Pazzi, projetada por Brunelleschi.


Tarde:


  • Tour vinícolas de Chianti: Uma viagem a Toscana não está completa se você não fizer pelo menos uma visita à uma região vinícola. Recomendo que faça um tour pelas vinícolas da região de Chianti, famosa por seus vinhos tintos.

Roteiro de 2 dias em Florença

Visite dois vinhedos autênticos, prove seus vinhos tradicionais, encante-se com as belas paisagens das colinas de Chianti, prove iguarias locais, como queijos, azeites e vinagre balsâmico e conheça mais sobre a história e a cultura da região com o guia local. O passeio tem duração de meio dia e é uma excelente forma de explorar sem ter a dor de cabeça de dirigir ou usar transporte público.



Fiz um vídeo no meu Instagram contanto um pouco mais deste passeio.



Dia 2: Museu Galleria degli Uffizi & Vistas Inesquecíveis



Manhã:



Roteiro de 2 dias em Florença

  • Ponte Vecchio: Passeie pela Ponte Vecchio, uma ponte medieval adornada com joalherias e lojas de artesanato. Atravesse a ponte e admire a vista do Rio Arno. Foi um dos pontos que eu achei mais "diferentão" do roteiro. Me senti de verdade na época medieval. Dependendo da época que você for, saiba que a Ponte passará por uma reforma e ficará 2 anos fechada. Então consulte melhor próximo a data de sua viagem.


Roteiro de 2 dias em Florença

Tarde:


  • Jardins de Boboli: Relaxe nos Jardins de Boboli, amplos jardins renascentistas com fontes, esculturas, grutas e vistas panorâmicas da cidade. Explore os diferentes jardins temáticos, como o Giardino della Rose e o Anfiteatro Romano.


  • Abbazia di San Miniato al Monte: Suba a colina até a Abbazia di San Miniato al Monte, uma abadia beneditina do século XI com vistas deslumbrantes da cidade. Admire a fachada de mármore branco e preto e os mosaicos bizantinos no interior da igreja.


  • Piazza Michelangelo: Termine o dia na Piazza Michelangelo, uma praça com vistas panorâmicas de Florença ao pôr do sol. Desfrute da vista da cidade banhada pela luz dourada e tire fotos memoráveis.


Roteiro de 2 dias em Florença

Tem mais tempo na Toscana? Veja aqui algumas opções de bate-voltas que você pode fazer à partir de Florença



Roteiro de 2 dias em Florença
  • Pisa: Esta cidade é famosa por sua Torre Inclinada, uma torre sineira do século XII que se inclina devido ao solo instável. Visite também a Piazza dei Miracoli.


  • Siena: Conhecida por sua Piazza del Campo em forma de leque e a Palio di Siena, uma corrida de cavalos histórica. Siena também abriga a Basílica di San Domenico, uma igreja gótica.

  • Lucca: Cidade murada conhecida por suas muralhas renascentistas intactas e seu centro histórico bem preservado. Também visite a Piazza dell'Anfiteatro.

  • San Gimignano: Esta cidade medieval é conhecida por suas torres altas, das quais 14 ainda estão de pé. As ruas estreitas e as casas de pedra de San Gimignano dão a sensação de ter voltado no tempo.


  • Cinque Terre: Esta região costeira é composta por cinco vilas pitorescas: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. As Cinque Terre são conhecidas por suas trilhas para caminhadas, vistas deslumbrantes do mar e culinária deliciosa.

Roteiro de 2 dias em Florença

Onde e o que comer em Florença


Além da rica herança cultural, Florença também oferece diversas experiências gastronômicas incríveis:


  • Saboreie um Bistecca alla Fiorentina: Um bife suculento grelhado à Fiorentina feito com carne Chianina.

  • Prove a ribollita: Uma sopa toscana tradicional feita com pão amanhecido, couve, feijão branco e legumes.

  • Saboreie pappardelle al ragù: Um macarrão largo com molho de carne à bolonhesa.

  • Desfrute de um gelato artesanal: Experimente o gelato italiano autêntico em uma das muitas gelaterias da cidade, como a Vivoli, a Perchè No! e a La Carraia.


Aqui vão algumas dicas de restaurantes:



Onde se hospedar em Florença


Florença oferece uma variedade de opções de hospedagem para atender a todos os gostos e orçamentos. Desde luxuosos hotéis históricos até charmosos bed and breakfasts e apartamentos aconchegantes, você certamente encontrará o lugar perfeito para sua base enquanto explora essa cidade mágica.


Para te ajudar a escolher o local ideal, aqui estão algumas sugestões:



Dicas para escolher sua acomodação:


  • Defina seu orçamento: Os preços dos hotéis em Florença variam muito, portanto, determine quanto você está disposto a gastar por noite antes de começar sua pesquisa.

  • Considere sua localização: O centro histórico é ideal para quem deseja estar perto das principais atrações, enquanto Oltrarno oferece uma atmosfera mais descontraída e Santa Croce é uma boa opção para famílias.

  • Pense nas suas comodidades: Algumas acomodações oferecem amenidades como piscina, spa, academia ou café da manhã gratuito.

  • Leia as avaliações: Antes de reservar, leia as avaliações de outros hóspedes para ter uma ideia da qualidade da acomodação e do serviço. O Booking é a melhor fonte de informação.

  • Reserve com antecedência: Especialmente durante a alta temporada (junho a agosto e dezembro a janeiro), é recomendável reservar sua acomodação com antecedência.


Lembre-se: A melhor acomodação para você dependerá de suas necessidades e preferências individuais. Use as dicas acima para ajudá-lo a encontrar o lugar perfeito para se hospedar em Florença e aproveitar ao máximo sua visita a essa cidade incrível.


Dicas Extras para aproveitar ao máximo sua viagem:


  • Ônibus City Sightseeing: O passeio hop-on hop-off, também conhecido como ônibus turístico" ou "city tour panorâmico", é uma maneira conveniente e flexível de explorar a cidade. Se você não conhece como funciona, imagine um grande ônibus turístico que segue uma rota predefinida, parando nas principais atrações turísticas da cidade. Você pode entrar e sair quantas vezes quiser dentro do período válido do seu ingresso, trazendo muito mais conforto e praticidade para o seu roteiro.

Além disso, este transporte oferece um tour guiado gravado. Portanto, além do conforto, você também pode aprender mais sobre o destino ao longo do trajeto.

A líder de mercado é a City Sightseeing que está presente em 90 cidades ao redor do mundo. Se você já foi para a Europa, provavelmente já viu um destes ônibus vermelhos passeando pela cidade.


  • Aprenda algumas frases básicas em italiano: Isso ajudará você a se comunicar com os locais e ter uma experiência mais autêntica.

  • Use calçados confortáveis e beba muita água: Você caminhará bastante durante o dia.

  • Prove a culinária local: Experimente pratos típicos como bistecca alla Fiorentina, ribollita e pappardelle al ragù.

  • Relaxe e aproveite a cidade: Florença é uma cidade encantadora que oferece algo para todos.


Florença te espera de braços abertos para revelar seus encantos e te transportar para uma época de ouro da história e da cultura. Prepare-se para viver uma experiência inesquecível nesta cidade mágica!


Ah, e claro... se quiser organizar e planejar uma viagem como essa, mas não sabe nem por onde começar, eu ofereço um serviço de roteiro personalizado completíssimo! Nele você conta com sugestões de hospedagens, onde comer, beber, itinerário completo de cada dia da sua viagem e ainda pode contar com vantagens e descontos incríveis para a sua viagem sair melhor do que planejado! Clique aqui e saiba mais! 


O que fazer em Gênova e Portofino

Curtiu as dicas?! Então já sabe, me Segue Por Aqui que eu Sigo Por Aí compartilhando mais dicas como essa!


Florença e a Itália te esperam de braços abertos!


Arrivederci :)

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page